DORMINDO COM O INIMIGO

Dormindo com o inimigo
Você nunca dorme só

NÃO ADIANTA FUGIR

Quem nunca pensou em “fugir” da presença de uma pessoa que o está causando algum tipo de estresse?

A fuga nem sempre é sinal de fraqueza, mas pelo contrário, pode ser sinal de preservação, de sobrevivência.

Mas quando essa pessoa que você está querendo fugir é você mesmo? Nessa circunstância de fuga, não é possível fugir de si próprio.

Não é possível fugir de si próprio; a fuga não constitui auxílio contra perigos internos. ” Freud

 

Pensar em fugir nesse caso, de nada serve, já que você não pode escarpar de si mesmo. Mas mesmo assim, caso você tente, estará gerando uma relação negativa de si próprio e recalcando certos sentimentos. E além disso, poderá condenar-se moralmente, pois você não consegue fugir da situação emocional em que está.

Mas por que fugir de si mesmo? Porque muito do que somos e fazemos é reflexo do nosso passado e está em nosso inconsciente:

    • nossas experiências;
    • nossas frustrações;
    • nossos conflitos;
    • nossas paixões;
    • nossos medos;
    • nossos desejos;
    • nossas alegrias;
    • e muito mais.

E muitas de nossas ações e reações são reflexos de nosso inconsciente, você querendo ou não.

Você sempre estará em contato em situações que implicam em formas afetivas de prazer e desprazer, que acompanha a sua relação consigo próprio e do mundo ao seu redor. Em suma, não tente fugir de si mesmo para não ficar pior do que aparenta estar. Caso contrário, um dia, esses sentimentos recalcados irão explodir como um vulcão, afetando sua vida e de outros ao seu redor.

Então o que você pode fazer? Enfrentar seu inimigo, você.

É natural que o mecanismo de defesa do ego, mesmo inconscientemente, tentará fazer você fugir de si mesmo para livrar-se da angústia e tentar confortar o corpo e mente.

Uma das formas é a negação, onde você nega qualquer situação que é desconfortável em seu interior e recusar-se a reconhecer seus sentimentos que te afetam.

Você precisa parar de tentar esconder-se e ser honesto.

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.” Freud

É importante você se conhecer e compreender para perceber quando suas repostas naturais estão te levando a uma fuga e como vencer suas batalhas internas.

Quando você para de fugir e se enfrenta com uma base de conhecimento de si mesmo, você poderá obter um progresso em sua vida que nunca imaginou.

As mudanças são parte de um processo contínuo e árduo de transformação que geralmente você irá precisar de um profissional para orientá-lo nesse caminho.

Portanto, só você pode iniciar esse processo em sua vida.

 

Agende agora sua primeira sessão aqui e saiba mais.

 

 

× Como posso te ajudar?